Tons CTCSS e DCS

 

CTCSS - Coded Tone Control Squelch System, cada Canal principal de PMR é dividido em 38 tons/sub-canais CTCSS. E a melhor forma de explicar como é que isto funciona é dando um exemplo:

Digamos que você e o seu grupo se deslocam a uma praia bastante concorrida e cheia de utilizadores PMR (nunca encontrei nenhum sitio desses, mas, como isto é hipotético, imaginemos), se já lá existissem 8 grupos a usar PMR, vocês, os 9ºs utilizadores estariam numa situação sem saída, pois já não teriam nenhum canal livre para utilizarem.
O que o CTCSS faz, é misturar um tom específico na sua comunicação. Cada tom corresponde a um subcanal, portanto, digamos que você estaria a comunicar no canal 5, subcanal 23.
O seu radio PMR filtrava e descartava (ignorava) todas as comunicações do Canal Principal 5 que não tivessem aquele tom específico (23) misturado na comunicação.
Portanto, estariam a "partilhar" o Canal 5 com mais pessoas, mas apenas se ouviriam a vocês. Isto resumidamente, acaba por dar 304 canais "virtuais" (8 x 38).

Os rádios não-CTCSS operam sempre no subcanal 0, ou seja, não possuem filtros, o que faz com que oiçam todas as comunicações do Canal Principal em que estão sintonizados, independentemente do subcanal dessas comunicações.
Lembre-se sempre, falar num subcanal diferente de 0 tem como objectivo prevenir/evitar que você ouça outras pessoas, e não evitar que outros grupos o ouçam a si e ao seu grupo.
Por isso, consciencialize-se de que não tem uma comunicação totalmente privada, pois qualquer pessoa com um rádio não-CTCSS (os mais baratos de todos) pode ouvi-lo. Simplesmente porque não tem a capacidade de o ignorar/filtrar.

Normalmente as pessoas querem poder ignorar os outros. Mas, se estiver preocupado com a privacidade das suas comunicações, deverá adquirir um equipamento com funções de encodificação/encriptação de voz. Estes modelos, no entanto, costumam-se situar numa gama mais cara.

Se tiver um rádio com CTCSS, terá que desligar essa função (sintonizar o subcanal 0) de forma a poder comunicar com rádios não-CTCSS. Caso contrário, simplesmente não conseguiria ouvir o que quer que eles lhe dissessem.